No início, em julho de 1980, a Maxxipel fazia análises estatísticas de desempenho do Grupo DPaschoal, como comparação com os concorrentes, correlação com dados fornecidos por associações como Anfavea, Abrapneus e dados do IBGE.  A sua metodologia era baseada em um conceito muito atual, o “co-creation” e dispunha de um “lab de tecnologia e pesquisa”, com microcomputadores e softwares para fomentar ainda mais a inovação nesse segmento automotivo.

Com as constantes pesquisas e direcionamento para se obter o melhor uso das tecnologias emergentes, decidiu-se informatizar e automatizar as lojas da DPaschoal.  Esse projeto foi marcado por uma quebra de paradigmas, pois, era usual a informatização de pontos de vendas com terminais de mainframe. A Maxxipel sugeriu por fazê-la de forma descentralizada com processamento distribuído e uso de microcomputadores. Nesse projeto, nasceu o primeiro sistema de venda assistida integrada, chamado SAC (Sistema Atendimento Comercial). Ele utilizava os PCs produzidos pela DICON, empresa de tecnologia de hardware do Grupo, que fabricava equipamentos mais robustos e que suportavam ambientes mais hostis, como um centro automotivo.

Junto com o SAC vieram inovações no ponto de venda, como móveis para acomodar os computadores, possibilitando um atendimento transparente e interativo, através do compartilhamento das informações para o cliente.

Entendendo as demandas sinalizadas pelos pontos de vendas e a complexidade que pudesse vir a existir pelo aumento da variação e combinação de aplicações das peças nos modelos de automóveis, surgiu mais uma inovação para o mercado automotivo, o conceito de Catálogo de Aplicação, que foi implementado dentro do SAC.

O processamento de informações foi melhorando consideravelmente e precisávamos fazer com que os dados chegassem mais rápido e de forma digital. Os MODEMs estavam se popularizando e, via linha telefônica discada, transmitiam à “incrível velocidade” de 256 ou 512 bps. O desafio a ser vencido desta vez era com relação ao desenvolvimento de um processo mais econômico e confiável.

Pesquisamos no mundo da tecnologia e encontramos uma solução na Universidade de Columbia (EUA), chamada Kermit. A Universidade somente autorizou nosso uso porque houve um compromisso de compartilhar todas as funcionalidades e melhorias efetuadas pela Maxxipel com a Universidade de Columbia.

Utilizando uma linha e emulador de Telex em nossos computadores, fizemos nossa primeira troca de arquivos digitalmente com nosso principal parceiro, a Goodyear.

No início dos anos 90, com o surgimento dos Laptops e pockets PCs, disponibilizamos para os vendedores externos, versões simplificadas e mobile do catálogo e de orçamento. Convém lembrar que os equipamentos não estavam conectados a nenhum servidor, operavam ‘stand-alone’. As aplicações tinham que ser escritas para funcionar em equipamentos com pouca memória. Naquela época, os mais modernos tinham 64Mb disponível. Os vendedores levavam também um modem compacto e, assim que tinham uma linha telefônica disponível, transmitiam os pedidos, ou opcionalmente o faziam na própria filial. Em outras palavras, trouxemos mobilidade para a área de vendas.

Um outro recurso desenvolvido, sempre pensando nos clientes (customer centric) foi agilizar os serviços e fazê-los da melhor forma para o consumidor e para os técnicos. Para isso, a Maxxipel desenvolveu um check-up e pré-orçamento em PDAs (Personal Digital Assistant) para os atendentes. Foi o início do produto Revisão de Segurança que a empresa tem atualmente.

Treinamentos e capacitação sempre foi uma preocupação do grupo, então a Maxxipel desenvolveu uma parceria com uma empresa de TELECOM que permitia que as áreas de engenharia (CTTi) e Universidade DPaschoal pudessem efetuar transmissão “on-line” para todas as unidades da DPaschoal, uma inovação imensa para os treinamentos.

Paralelamente, a Maxxipel inovou nas unidades de recapagem da DPaschoal, com o conceito “Rec-O-Matic”, e linha de produção com monotrilho,  cada etapa do processo produtivo passou a ser controlado sistemicamente através do SIPROG. 

Assim, em uma estação de monitoramento, era possível saber como estava a linha de produção das recapagens.

Novamente olhando para a praticidade e inovação, e com o conhecimento adquirido em outros projetos de mobilidade, desenvolvemos o REC-Mobile, que possibilitava que o vendedor externo executasse a coleta dos pneus do cliente linha pesada. Para isso, cada um era identificado com uma TAG que era impressa junto com o comprovante de coleta e pré-orçamento. Esse material era entregue ao cliente, possibilitando automatizar todo o processo de captação de pneus para a recapagem e agilizar o retorno dos pneus para os clientes, com precisão nos preços e prazos de serviço.

Através da vertical de pesquisa, a Maxxipel iniciou o projeto do Pneu Inteligente, juntamente com as unidades de recapagem, que previa a colocação de um transponder (Chip) no pneu para aumentar sua rastreabilidade.

Também nos anos 90, a Maxxipel identificou uma oportunidade e propôs a implementação de um Programa de Fidelização de cliente: o CLUBE VANTAGEM. Ele desenvolvido a partir do conceito dos planos de milhagem num molde do mercado de reposição automotiva.

Outro período marcante foi o início dos anos 2000, onde desenvolvemos o sistema de automatização de picking da distribuição de autopeças com apoio de negócio da DPK. Com isso nasceu o sistema KLog, que trazia para o grupo da Comercial Automotiva algo nunca imaginado para o mercado de reposição de peças, a automação do warehouse. Para o sucesso deste processo, era condição imprescindível que todos os SKUs fossem identificados com código de barras, mas nem todos estavam preparados para tal evolução. Para os fabricantes que não tinham essa “tecnologia”, a Maxxipel ajudou nesse processo, contribuindo para a mudança no mercado de reposição.

O sistema KLog deu tão certo que alguns fabricantes passaram a utilizá-lo. Empresas como Mahle Metal Leve, TRW, Universal Automotive e Agis Distribuidora de produtos de informática, são alguns exemplos.

Olhando para produtividade e apoio a parte humana de vendas, a Maxxipel desenvolveu para DPK um sistema de call center ativo com discagem automática preemptiva, trazendo muita agilidade e informação para os vendedores atenderem da melhor forma seus clientes.

Em sua história, a Maxxipel não atuou somente no segmento automotivo do Grupo DPaschoal, esteve presente também no mercado de distribuição de produtos farmacêuticos, que por ser muito dinâmico, nos levou a trazer uma tecnologia para o Brasil com equipamentos robotizados de picking (PENN).

A Maxxipel integrou todos os processos de logística dos depósitos através de APIs, desde o sistema de vendas (call center e externos com dispositivos móveis) até os sistemas de picking com a plataforma PENN.

Maxxipel integrou todos os processos de logística dos depósitos através de APIs, desde o sistema de vendas (call center e externos com dispositivos móveis) até os sistemas de picking com a plataforma PENN.

Com todo o processo sistêmico envolvido e todas as tecnologias utilizadas possibilitou que o lead time com o cliente fosse muito pequeno. Consumidores de SP capital ou região de São Carlos, recebiam os pedidos em no máximo 2h, e das demais cidades, em até 24h. Uma grande conquista e diferencial na época.

Outro desafio bastante importante foi estabelecer os sistemas de controle e governança do grupo. Em 2011 após vários meses de pesquisa e avaliação, a Maxxipel, sugeriu a implementação de um sistema ERP, alinhado a estratégia de crescimento da empresa e que pudesse atender a demanda da Comercial Automotiva em seu processo de profissionalização. Depois de muitas análises, decidiu-se pela plataforma SAP. Um grande desafio, pois, não havia case semelhante no Brasil de uma operação como a da Comercial Automotiva, com a DPaschoal e a DPK numa mesma plataforma.

Todo o processo feito em tempo recorde e através dele, ganhamos inúmeros prêmios pelas soluções embarcadas dentro do SAP, como toda a gestão de transação comercial de vendas. Haviam milhões de combinações que suportavam a complexa regra de impostos no Brasil, além de automações que permitiram flexibilizar e melhorar todos os controles e fluxos administrativos.

Agora, com o cenário de uma nova economia, a Maxxipel se reinventa novamente trazendo soluções para o mercado automotivo com toda a experiência, tradição, inovação e agilidade, que sempre esteve em seu DNA.